Problemas sociais do Brasil — Violência e Criminalidade

Inúmeros são os problemas sociais do Brasil.entre eles, destacam-se:Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento…
Na oportunidade, destaco, apenas:
Violência e Criminalidade.
Entre as causas que levam a violência e a consequente criminalidade, estão: a má distribuição de renda e à dificuldade ao acesso à escola.

O relatório da ONU, de 2019, aponta que, no Brasil, 1% da população concentra 28,3% da renda total do país. Esse desnivelamento salarial, gera uma realidade brutal para a maioria da população, principalmente para os jovens das chamadas periferias, os quais, sem iguais oportunidades de escolaridade, trabalho, transporte e saúde, se veem cooptados com facilidade para o mundo do crime.

Como resolver essa inquietante realidade?

Creio que o melhor começo é o Estado promover a inclusão social desses jovens da periferia, através da educação formal de qualidade, aprendizagem técnica, oportunizar o primeiro emprego, melhoria das instalações de convivência urbanas nos setores mais marginalizados, criando mais espaços para práticas esportivas, cultura e lazer…

Não vejo outro caminho a seguir na busca de amenizar, tão angustiante problema social.
Como sempre digo: “Onde o Estado aparece, a violência e a criminalidade se retiram”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*