16 de outubro — Dia Mundial da Alimentação. Por Herbertt Morais

Com o objetivo de garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para levar-se uma vida ativa e saudável (segurança alimentar), o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), foi instituído para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 16 de outubro de 1945. A primeira comemoração da data aconteceu no ano de 1981, naquela oportunidade, foi escolhido pelos organizadores do evento, o tema: “A comida vem primeiro”.
De lá para cá, pelo menos na teoria, a data tem servido para se desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial.
No Brasil, entretanto, muitos brasileiros não terão motivos para comemorar a data — com que tristeza digo isso —.
Segundo a própria FAO, 41,1milhões de brasileiros, vivem em situação de insegurança alimentar no país.
Durmam com um barulho desses!
Só para melhor informar: esses dados fazem parte do informe, “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, um estudo produzido conjuntamente pelas seguintes entidades: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para a Agricultura (IFAD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Mundial de Alimentação (PMA) da ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*