Sancionada Lei de Edivaldo Holanda contra o desperdício de alimentos

Imagem meramente ilustrativa

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), indicam que a cada ano, cerca de 1,3 bilhão de toneladas são descartados. 

Com o objetivo de combater essa prática o governador,Flávio Dino(PCdoB),  sancionou a Lei 11.048, de 1º de julho de 2019, de autoria do deputado estadual Edivaldo Holanda(PTC), que institui, no âmbito do Estado,  a Semana Estadual de Conscientização sobre o Desperdício de Alimentos, a qual será realizada , anualmente, na segunda semana do mês de outubro. A lei  busca promover a conscientização da população a respeito do desperdício, aproveitamento integral dos alimentos e nutrição, dentre outros temas relacionados.

Holanda  destaca na Lei, como sendo essencial, a divulgação de políticas públicas e medidas que orientem o povo sobre o desperdício de alimentos, além da promoção de debates, palestras e outros eventos que venham a esclarecer os maranhenses sobre a temática.

“Existe,atualmente, uma crise social e econômica gigantesca no Brasil, onde são grandes os focos do desemprego, o que leva à fome, enquanto em outras áreas, incluindo o Maranhão, verifica-se um grande descarte de alimentos, exatamente pela falta de esclarecimentos”, afirma Edivaldo.

Para uma maior eficiência na execução da Lei, o parlamentar destaca que, “o Poder Executivo poderá firmar convênios e parcerias com entidades e instituições, sem fins lucrativos, sempre com o objetivo de debater o desperdício e aproveitamento integral de alimentos e nutrição”.

Destaca ,ainda, o elevado alcance da Lei sob a ótica social  ao buscar alternativas com vistas a evitar o grande desperdício de comida,exatamente, pela falta de esclarecimentos. Para ele, a execução da referida Lei vai ajudar muito na manutenção de um equilíbrio que evite o desperdício ao qual a Lei se refere.

Agora é aguardar que o governo faça sua parte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*