Assembleia presta justa homenagem aos bombeiros que atuaram em Brumadinho

Através do Projeto de Resolução Legislativa 009/2019 de autoria do deputado Neto Evangelista(PDT), a Assembleia Legislativa realizou, nessa quarta-feira(20) sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman aos militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão que participaram dos resgates às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG)

A sessão solene, presidida pelo primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Glaubert Cutrim(PDT), foi bastante prestigiada e contou com a presença dos deputados César Pires (PV), Dra. Helena Dualibe (Solidariedade), Leonardo Sá (PR), Duarte Júnior (PC do B), Ariston Sousa (Avante), Dr. Iglésio (PDT), Wendel Lages (PMN), Rildo Amaral (Solidariedade), Vinícius Louro (PR), Zé Inácio Lula (PT), Marco Aurélio (PC do B) e Zito Rolim (PDT).

Também estavam presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; o secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação Social, Rodrigo Lago; o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto; o tenente-coronel da Marinha, Moura; o delegado geral da Polícia Civil, Márcio Henrique, bombeiros e familiares.

Durante a solenidade, Neto Evangelista destacou que a entrega da medalha, considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual, deu-se em reconhecimento ao bravo trabalho desempenhado pelos bombeiros no desastre de Brumadinho, que ficará na história do Brasil.

“A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza esta solenidade em reconhecimento aos vinte e dois bombeiros que foram servir ao povo brasileiro  em Brumadinho. Eles já foram reconhecidos pelo Governo do Estado e, agora, são homenageados nesta Casa. Nada mais justo do que reconhecer  esses homens e essas mulheres, servidores públicos do Maranhão, que saíram daqui sem saber  o que iam encontrar lá  em Minas Gerais. Eles foram cumprir  a missão  de salvar vidas  e, muitas das vezes, também, dando um consolo para aquelas famílias que queriam, pelo menos, enterrar seus entes queridos. Ali, eles mostraram dedicação e solidariedade. Então, nada mais justo do que fazer um reconhecimento público entregando a maior honraria da Assembleia Legislativa, que é a Medalha Manuel Beckman”, disse Neto Evangelista.

Ambiente desolador

A missão em Brumadinho foi coordenada pelo comandante dos Bombeiros em Itapecuru, Major Patrício Daniel Penha. Ele afirmou que o ambiente era desolador, muito triste e de destruição. Também disse que era com satisfação que o Corpo de Bombeiros recebia a condecoração.

“É com grande satisfação que nós recebemos mais essa comenda, pois aumenta ainda mais o compromisso da instituição para com a sociedade, haja vista que essa comenda concedida pelos deputados, na verdade, é a representação do povo maranhense que esteve atuando em Brumadinho. Então, para nós, é um reconhecimento de um trabalho sério, com muito vigor físico e bravura, que os bombeiros do Maranhão exerceram durante os 22 dias que estiveram empregados. Infelizmente, o ambiente era desolador, muito triste e de destruição, mas nós estávamos ali, minimizando o sofrimento de algumas famílias. O Brasil esteve ali representado porque as suas corporações  estiveram naquela  ocorrência”, lamentou.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou que a missão em Brumadinho foi um trabalho importante e de muita responsabilidade. “A solidariedade já é uma constante e move a corporação. A tragédia em Brumadinho foi mais uma missão cumprida, com dedicação e solidariedade, pelos nossos 22 bombeiros, enviados pelo governador Flávio Dino”.

“Os senhores são campeões em reconhecimento pelo bem que fazem ao povo brasileiro. Vocês são anjos de luz que se fizeram presentes ali em Brumadinho, ajudando no foi possível. Essa condecoração concedida pela Assembleia Legislativa é mais do que justa, pois os senhores são herois hoje e sempre”, disse o secretário Jefferson Portela.

No encerramento da solenidade, Glaubert Cutrim  agradeceu a presença de todos e elogiou a iniciativa de Neto Evangelista em prestar a homenagem.  “Não só esta Assembleia sente-se orgulhosa por esta homenagem, mas todo o povo do Maranhão se orgulha pelo Corpo de Bombeiros e, em especial, pelos militares que estiveram em Brumadinho. Em nome desta Casa, sintam-se todos condecorados com esta medalha” afirmou Glaubert Cutrim, agradecendo ao governador Flávio Dino e a todo corpo de segurança do Estado que trabalham em conjunto pelo bem-estar da população do Maranhão.

Homenageados

Major QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha

Major QOCBM Nilson da Silva Azevedo Junior

Capitão QOCBM Claudionor Ribeiro Moraes

Capitão QOCBM, Jonatan Silva Coutinho

1° Tenente BM, David Martins Soares

1° Tenente QOCBM, Cleyston José Raimundo Nunes Moreira

2° Tenente QOCBM, Elenilton Ribeiro de Sousa

Sub Tenente BM, Adelson Vales dos Santos

1° Sargento BM, Alessandra Lisboa Rodrigues

1° Sargento BM, Marcos Aurélio Ribeiro

2° Sargento BM, Carlos Arnoldo Cardoso Silva

2° Sargento BM, Antônio Claudio Silva Santos

2° Sargento BM, Jorge Luís da Conceição Bottentuit

3° Sargento BM, Elismar de Souza; Christiano Cabral Oliveira

3° Sargento BM, Rafael Gustavo Ribeiro Ramos

3° Sargento BM, Anderson Max Silveira de Oliveira

Cabo BM, Julyanno Édino de Freitas Nascimento

Cabo BM, Brenda Aline Barros Matos

Soldado BM, Jefferson Mauro Serra Rabelo

Soldado BM, Wanderson dos Santos Neves

Soldado BM Alex dos Anjos Pereira

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*